"UPFRAMING" has been introduced in Richard Norman's book "Reframing Business - when the map changes the landscape".
Wiley, July 2001

invitation

If you are looking for an inspiring vision amidst the chaos of economy and market turmoil, try UPFRAME YOUR MIND.

For us, the Thymus team, UPFRAMING® is a rallying cry that saves us from false dilemmas, healing us from the marketing myopia, and protecting us from lousy diagnoses and off-the-rack solutions.

UPFRAMING® is Thymus' technology to help creating value and managing risk in ever faster, complex and unpredictable environments.

UPFRAMING® shows that the problem is part of a larger context, allowing the vision of better opportunities and risks, ensuring success in real-time within this Networking Society.

UPFRAMING® raises the bar.

Yet, the new level does not excludes the previous one, but magnifies the sight, unveiling a richer and more inspiring context.
UPFRAMING® is also known as the helicopter view, or the CEO view.

methodology

Our proprietary methodology - upframing® - besides producing the hired tools, provides team training to produce content and inspiring attitudes that nourish powerful engagement of people within the organization and beyond, and build compelling positioning in the market.

what we do

We bring consciousness to organizations about the relevance of intangible assets such as Culture, Image, Reputation, Knowledge, Relationships and Communication.
We enable people and empower organizations to put Sistemic Vision into practice with concepts of Culture Management and Brand Strategy.
We capacitate teams with tools to promote integrated, cohesive and attractive communication.
Culture Fundamentals and Brand Strategy
  • Mindset: Sistemic Vision and Evolution
  • Ecosystem
  • Purpose
  • Principles and Aspiration
  • Attributes and Positioning
Implementation                   
  • Brand Architecture
  • Brand Language System
  • Attribute Implementation
  • Guidelines and Communication System
  • Culture Management System
  • Upframing of Tools and Practices
  • Applied Vision: Design and Experiences
  • Training and Dissemination
Monitoring and Management
  • Ecosystem Monitoring
  • Attribute Gap
  • Language Forum
  • Value Perception Monitoring
  • Change Management
  • Brand Committee
  • Culture Integration Committee

experience

Our experience involves virtually all markets, in products and services, B2B, B2C and B2B2C with companies of all sizes, family and non-family, publicly and privately held, holding companies, private and public etc. We have the ability to deal with complex circumstances of governance and leadership.

OUR CLIENTS

depoimentos

Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos
Natura

"Um verdadeiro mergulho psicanalítico em torno dos valores, crenças, Razão de Ser, Estilo e Identidade da Natura, no início dos anos 90...A gestão de todos os atributos de marca, que veio a ser conhecida com o nome chic de branding, nós já buscávamos desde então com esse grande amigo, cúmplice inspirado e inspirador."

Fábio Barbosa
Banco Real Santander

“A Thymus foi peça fundamental na criação da cultura do Banco Real / Santander, inspirando, provocando e direcionando a visão e o planejamento estratégico de um modelo de negócios diferenciado, conectado com os funcionários, clientes, fornecedores, e sociedade em geral. Uma história de sucesso e um referencial no mercado.”

Pedro Lima
Três Corações

“A Thymus nos conduziu a consciência corporativa da nossa essência e a declarar que “o prazer está nas coisas simples”. Orientou a assumirmos a propriedade da nossa marca corporativa em todas as suas dimensões e a construir uma plataforma para consolidar e desenvolver nossas marcas de produtos atuais e futuros. A Thymus foi um parceiro singular e divisor de águas na nossa história: contribuiu para ser o que somos e a cumprir o nosso propósito.”

Eduardo Ourivio e Mario Chady
Spoleto

“Spoleto estava em plena crise de identidade adolescente (15 anos de idade) quando encontramos Ricardo e sua equipe. Uma vez sentados no divã e guiados por eles, entramos em uma profunda viagem de autoconhecimento que nos permitiu ao sair dela, enxergar e comunicar a marca com muito mais clareza e direção.”

Mario Chady

Foi uma grande inspiração e prova que tudo aquilo que pensávamos, poderia realmente ir para a grande escala. Quando trabalhamos com a Thymus ela nos ajudou a realinhar a nossa essência para o tamanho e desafios que estamos vivendo. Transformando toda nossa essência, os nossos valores e nossa cultura de uma maneira muito simples e fácil de comunicar e principalmente viver no dia a dia.”

Eduardo Ourivio

Paulo Sales
Baterias Moura

“Na Moura sempre tratamos a nossa marca com carinho e conscientes da sua importância para o sucesso do nosso negócio, mas trabalhando com a Thymus descobrimos a existência de um outro universo repleto de oportunidades a serem desbravadas. Mergulhamos fundo na alma da nossa marca e escarafunchamos o passado em busca de inspiração para nos ajudar a construir a percepção de marca que desejávamos no futuro.”

Adriano Osório Neto
Brasal

“De vanguarda, inovador e muito atual, além da proposta do Branding, valorizo muito o conteúdo estratégico que acompanha o trabalho. Com nossas reuniões, os nossos debates e a participação dos nossos principais executivos, estamos tendo uma experiência muito rica neste processo de construção do nosso futuro. Poderia dizer também, que um dos grandes legados deste projeto, será a motivação e o comprometimento que estamos conseguindo de todos, na preparação da Brasal para enfrentar este mundo de grandes transformações e de grandes oportunidades.”

Duda Sirotsky
Grupo RBS

“A RBS foi construída a partir da paixão pela comunicação. O trabalho da Thymus foi fundamental para repactuarmos nossa crença e nosso propósito com o público interno e com toda a sociedade, fazendo uma conexão com a nossa história, materializando nosso compromisso em fazer jornalismo relevante, de impacto, que transforma a sociedade, e apontando a empresa para o futuro."

José Junior
AfroReggae

“Institucionalmente falando o AfroReggae se reposicionou algumas vezes nesses quase 10 anos de parceria com a Thymus a partir de um profundo processo de auto-conhecimento valorizando o nosso DNA! Salve a Arte Que Nos Salva”

Juliano Seabra
Endeavor

“Não espere ao trabalhar com a Thymus um mero trabalho de branding. O que eles fazem é muito mais profundo e importante do que isso: trata-se de um grande exercício de reconexão de organizações e de suas lideranças com seu propósito e com a essência que as fazem existir. Trabalhar com a Thymus faz bem para a alma da empresa e permite a seus clientes praticar algo tão difícil hoje em dia: coerência. Somos uma organização infinitamente mais coesa e certa de nossa razão de existir - e como isso se desdobra no dia-a-dia - após trabalhar com o time da Thymus. Os resultados aparecem naturalmente.”

Newton Simões
Racional Engenharia

“Entender e trabalhar uma Marca é quase um exercício psicanalítico. Não basta o consultor te dizer o que fazer, ele tem antes que te provocar para você reconhecer quem “você acha que é”, para em seguida te ajudar a ser e parecer quem “você realmente precisa ser”. Isso é mais do que ciência, e a equipe da Thymus, me colocou no divã. A experiência foi muito rica, nem sempre gostosa, mas necessária.”

Luiz E. Gemignani
Promon

“Nos últimos 20 anos, por 2 vezes, sempre com muito inteligência e bom humor, Ricardo e equipe nos ajudaram a enteneder o espírito do nosso tempo e a nos compreender nele, a desafiar nossas crenças e razões, e a desenvolver perspectivas do todo e da parte sob um novo olhar. Esse exercício profundo de auto conhecimento dinâmico (tudo muda o tempo todo) nos permitiu renovar a magia (encanto) que se temia perder e a redescobrir a chama que se acreditava extinta.”

testimonials

Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos
Natura

"THYMUS AND US. Before even Thymus was born, we already worked with their soul. Thymus’ soul is called Ricardo Guimarães. Ricardo lived with us a true psychoanalytic dive around values, beliefs, Raison d’Être, Style and Identity of Natura, in the beginning of the 1990s. The management the attributes of a brand that became known as the fancy branding name, was something we had been looking for since those times with this great inspiring friend, and inspired accomplice."

Fábio Barbosa
Banco Real Santander

"Thymus has been paramount in the creation of Banco Real / Santander culture, inspiring, provoking, and directing the vision and strategic planning of a unique business model, engaging employees, clients, vendors, and the society. A successful history, and a reference in the market."

Pedro Lima
Três Corações

"Thymus has brought us to the corporate awareness of our essence, and to the statement that "pleasure lies in simple things". They guided us to the appropriation of our corporate brand in all its dimensions, and to building a platform to consolidate and develop our brand and products, present and future.Thymus has been a unique partner, and a hallmark in our history: they have contributed with our identity and our purpose".

Eduardo Ourivio e Mario Chady
Spoleto

"Spoleto was in full adolescent crisis of identity (15 years old) when we met Ricardo and his team. Once seated on the couch and guided by them, we entered a deeper self-knowledge journey that enabled us to come out of the crisis, see and communicate the brand with far more clarity and direction.”

Mario Chady

"The first time I heard Ricardo, I felt inspired, and had the confirmation that everything we imagined, could really be taken to greater scale. When we worked together, he helped us realign our essence for the size we had and challenges we were facing. He transformed our essence, our values and our culture in a very simple way, which was easy to communicate and live on a daily basis”.

Eduardo Ourivio

Paulo Sales
Baterias Moura

"At Moura, we always cared for our brand, aware of its importance for our business success. Yet, working with Thymus, we became familiar with the existence of a distinct universe, with plenty of opportunities.We took a deep dive in our brand, and rummaged through our past in search of inspiration to help us build the brand awareness we wished for our future. ”

Adriano Osório Neto
Brasal

“I have been following and admiring your work for years. First I met you and we had related ideas and purposes, and then I got to know Thymus' work, which met all my expectations and got my admiration. I met your team, and realized you are surrounded with great professionals. State-of-the-art, innovative and up-to-date, besides the Branding proposal, I value the strategic content that comes along with the work. With our meetings and debates, and the participation of our main executives, we are having a very rich experience in the construction of our future. I could also say that one of the most important legacies of this project will be the motivation and commitment we get from everyone, in preparing Brasal to face this world of huge transformation and great opportunities."

Duda Sirotsky
Grupo RBS

“RBS was built based on our passion for communcation. Thymus’ work was fundamental to strengthen our belief and purpose within our employees and society as a whole. That enabled us harvest our history materializing our commitment in doing relevant and impactful journalism, one in which transforms society and steers the company to the future." 

José Junior
AfroReggae

"In the nearly 10 years of partnership with Thymus, AfroReggae has been institutionally repositioned a few times, based on a deep process of self-knowledge, appreciating our DNA! Save the Art That Saves Us!"

Juliano Seabra
Endeavor

“Do not expect just another branding work with Thymus. What they do is much deeper and much more important than that: it is a great reconnection work between organization and its leadership with their purpose, and the essence that make them exist. Working with Thymus is good for the soul of the company, and enables its clients to perform something so hard nowadays: consistency. We are a much more solid organization, and sure of our reason to exist, after working with Thymus’ team. And that reflects in our day-to-day. Results come naturally”.

No items found.
Newton Simões
Racional Engenharia

“Understanding and working a Brand is practically a psychoanalytic exercise. It is not enough that the consultant tells you what to do. He must, before anything, tease you so that you recognize “who do you think you are" in order to help you be and look like “who you really need to be”.This is more than science, and Thymus' team has put me on the couch. It has been a very rich experience - not always pleasant – but necessary".

Luiz E. Gemignani
Promon

"Over the past 20 years, Ricardo and his team - always clever and cheerful - have twice helped us understand the spirit of our times and how do we fit in it, challenging our beliefs and motivations, and developing our view of the whole and the part under a new perspective. This deep, dynamic self-knowledge exercise (everything changes all the time) allowed us to renew the charm that we feared losing, and to rediscover the flame we believed was extinct."

depoimentos

Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos
Natura

"Um verdadeiro mergulho psicanalítico em torno dos valores, crenças, Razão de Ser, Estilo e Identidade da Natura, no início dos anos 90...A gestão de todos os atributos de marca, que veio a ser conhecida com o nome chic de branding, nós já buscávamos desde então com esse grande amigo, cúmplice inspirado e inspirador."

Fábio Barbosa
Banco Real Santander

“A Thymus foi peça fundamental na criação da cultura do Banco Real / Santander, inspirando, provocando e direcionando a visão e o planejamento estratégico de um modelo de negócios diferenciado, conectado com os funcionários, clientes, fornecedores, e sociedade em geral. Uma história de sucesso e um referencial no mercado.”

Pedro Lima
Três Corações

“A Thymus nos conduziu a consciência corporativa da nossa essência e a declarar que “o prazer está nas coisas simples”. Orientou a assumirmos a propriedade da nossa marca corporativa em todas as suas dimensões e a construir uma plataforma para consolidar e desenvolver nossas marcas de produtos atuais e futuros. A Thymus foi um parceiro singular e divisor de águas na nossa história: contribuiu para ser o que somos e a cumprir o nosso propósito.”

Eduardo Ourivio e Mario Chady
Spoleto

“Spoleto estava em plena crise de identidade adolescente (15 anos de idade) quando encontramos Ricardo e sua equipe. Uma vez sentados no divã e guiados por eles, entramos em uma profunda viagem de autoconhecimento que nos permitiu ao sair dela, enxergar e comunicar a marca com muito mais clareza e direção.”

Mario Chady

Foi uma grande inspiração e prova que tudo aquilo que pensávamos, poderia realmente ir para a grande escala. Quando trabalhamos com a Thymus ela nos ajudou a realinhar a nossa essência para o tamanho e desafios que estamos vivendo. Transformando toda nossa essência, os nossos valores e nossa cultura de uma maneira muito simples e fácil de comunicar e principalmente viver no dia a dia.”

Eduardo Ourivio

Paulo Sales
Baterias Moura

“Na Moura sempre tratamos a nossa marca com carinho e conscientes da sua importância para o sucesso do nosso negócio, mas trabalhando com a Thymus descobrimos a existência de um outro universo repleto de oportunidades a serem desbravadas. Mergulhamos fundo na alma da nossa marca e escarafunchamos o passado em busca de inspiração para nos ajudar a construir a percepção de marca que desejávamos no futuro.”

Adriano Osório Neto
Brasal

“De vanguarda, inovador e muito atual, além da proposta do Branding, valorizo muito o conteúdo estratégico que acompanha o trabalho. Com nossas reuniões, os nossos debates e a participação dos nossos principais executivos, estamos tendo uma experiência muito rica neste processo de construção do nosso futuro. Poderia dizer também, que um dos grandes legados deste projeto, será a motivação e o comprometimento que estamos conseguindo de todos, na preparação da Brasal para enfrentar este mundo de grandes transformações e de grandes oportunidades.”

Duda Sirotsky
Grupo RBS

“A RBS foi construída a partir da paixão pela comunicação. O trabalho da Thymus foi fundamental para repactuarmos nossa crença e nosso propósito com o público interno e com toda a sociedade, fazendo uma conexão com a nossa história, materializando nosso compromisso em fazer jornalismo relevante, de impacto, que transforma a sociedade, e apontando a empresa para o futuro."

José Junior
AfroReggae

“Institucionalmente falando o AfroReggae se reposicionou algumas vezes nesses quase 10 anos de parceria com a Thymus a partir de um profundo processo de auto-conhecimento valorizando o nosso DNA! Salve a Arte Que Nos Salva”

Juliano Seabra
Endeavor

“Não espere ao trabalhar com a Thymus um mero trabalho de branding. O que eles fazem é muito mais profundo e importante do que isso: trata-se de um grande exercício de reconexão de organizações e de suas lideranças com seu propósito e com a essência que as fazem existir. Trabalhar com a Thymus faz bem para a alma da empresa e permite a seus clientes praticar algo tão difícil hoje em dia: coerência. Somos uma organização infinitamente mais coesa e certa de nossa razão de existir - e como isso se desdobra no dia-a-dia - após trabalhar com o time da Thymus. Os resultados aparecem naturalmente.”

No items found.
Newton Simões
Racional Engenharia

“Entender e trabalhar uma Marca é quase um exercício psicanalítico. Não basta o consultor te dizer o que fazer, ele tem antes que te provocar para você reconhecer quem “você acha que é”, para em seguida te ajudar a ser e parecer quem “você realmente precisa ser”. Isso é mais do que ciência, e a equipe da Thymus, me colocou no divã. A experiência foi muito rica, nem sempre gostosa, mas necessária.”

Luiz E. Gemignani
Promon

“Nos últimos 20 anos, por 2 vezes, sempre com muito inteligência e bom humor, Ricardo e equipe nos ajudaram a enteneder o espírito do nosso tempo e a nos compreender nele, a desafiar nossas crenças e razões, e a desenvolver perspectivas do todo e da parte sob um novo olhar. Esse exercício profundo de auto conhecimento dinâmico (tudo muda o tempo todo) nos permitiu renovar a magia (encanto) que se temia perder e a redescobrir a chama que se acreditava extinta.”

crença, propósito e princípios

Nossa Crença
“Nenhum problema pode ser resolvido no mesmo nível de consciência em que foi criado.” (A.Einstein)

Upframe! Nosso Propósito

Tornar a empresa e seus líderes aptos a criar valor e gerenciar risco em uma realidade cada vez mais dinâmica, complexa e imprevisível.
‘Empresa é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende.’ MEG/FNQ
Princípios:

Valores são escolhas de natureza moral ou ética. Princípios são orientações para que um sistema funcione adequadamente.Valores caracterizam comportamento mais idealista. Princípios fundamentam comportamento mais pragmático. As pessoas na Thymus tem Valores. A Thymus tem Princípios.

A evolução não perdoa. A sociedade nunca foi tão viva. Terá sucesso quem souber usufruir dos princípios da Evolução: interação, adaptação e inovação.

Prazer e Significado. O caminho do prazer é o mais fácil, rápido e econômico. O caminho do significado é o mais rico, forte, durável. O sucesso passa pelos dois, ao mesmo tempo.

Estética é Ética. Você é o que você faz. Walk the talk. Talk the walk. Comunicação é exercício de identidade, principalmente no tempo real da sociedade em rede.

Marca é Cultura. Marca é um nome que significa um jeito de pensar e fazer (cultura) que oferece produtos, serviços, empregos, investimentos etc que despertam confiança nas pessoas e no mercado.

Interdependência ou Morte! A gestão competente da interdependência entre os elementos do sistema e entre sistemas é vital para garantir a evolução e o sucesso das empresas e das pessoas.
Our Beliefs“No problem can be solved from the same level of consciousness that created it” (A.Einstein)

Our Purpose

To empower the company and its leaders to generate value and manage risk in an increasingly dynamic, complex, and unpredictable reality.
‘A company is a living system that belong to complex ecosystems with which they interact and on which they depend'. MEG/FNQ
Principles:
Valores são escolhas de natureza moral ou ética. Princípios são orientações para que um sistema funcione adequadamente. Valores caracterizam comportamento mais idealista. Princípios fundamentam comportamento mais pragmático. As pessoas na Thymus tem Valores. A Thymus tem Princípios.
Evolution is unforgiving
Society has never been so alive. Those who are able to take advantage of Evolution principles - interaction, adaptation, and innovation - will succeed.
Pleasure and Meaning
The path of Pleasure is the easiest, fastest and most economic. The path of Meaning is richer, stronger, and durable. Success crosses paths with both of them, at the same time.
Ethics and Aesthetics
You are what you do. Walk the talk. Talk the walk. Communication is an identity exercise, especially in the real time of a networking society.
Brand is Culture
Brand is a name that means a way of thinking and doing (culture), that offers products, services, jobs, investments etc, and that drive trust in people and in the market.
Interdependence or Death!
Competent management of interdependence between elements of the system and among systems is vital to guarantee the evolution and success of the companies and people.

knowledge

We use many inspirational sources, and we produce plenty of content that can be useful for you. Here you will find articles, interviews, books and lectures, in video or text, about our thinking, our work and our inspiration. We hope you enjoy and contact us if you want to share your ideas or work with us, either as a customer or as partners.

contact us

+ 55 11 3039.5875+ 55 11 3039.5876thymus@thymus.com.br
send an email