Branding, Upframing

Todos nós precisamos de um modelo mental ou mindframe para entender o mundo, fazer planos e ter sucesso. O mindframe é composto por verdades e certezas que nos dão segurança de que o mundo funciona de uma determinada maneira. O sucesso confirma o mindframe.

As crises e os insucessos são dicas de que o mundo está funcionando de outro jeito e portanto é bom mudar o modelo mental.

O Branding, que é disciplina deste mundo em rede, de tempo real, onde as pessoas têm mais poder do que as pessoas no poder; recomenda subir o nível de observação para entender como o mundo está de fato funcionando. Subir o nível não é força de expressão. É para sair de dentro do pequeno mundo corporativo, tomar um helicóptero e, de cima, observar a dinâmica da empresa com seu contexto.

Upframe! Para nós, da Thymus, é um grito de guerra que nos salva de falsos dilemas, nos cura de miopia de marketing e nos protege de diagnósticos meia boca.

O Upframing sempre mostra que o problema faz parte de um contexto maior, permitindo gerenciar a verdadeira complexidade, garantindo melhor condição de sucesso.

Exemplos:O upframe do valor de livro de uma empresa é o valor de mercado.O upframe da relação produto/consumidor é a relação marca/individuo.O upframe da cultura organizacional é a cultura da marca.O upframe da independência do escritório local é a interdependência da operação global.O upframe do público alvo para o indivíduo com vários papeis.O upframe do produto e seus benefícios é a empresa e suas competências.

Como você vê, o novo patamar não exclui o anterior. Apenas amplia o olhar, revelando um contexto mais rico e um novo significado para o fato.

O upframe como princípio é fundamento do pensamento sistêmico e foi formulado por Albert Einstein no começo do século XX: "Um problema não consegue ser resolvido no mesmo nível de consciência em que foi criado." Quem usou a expressão “upframe” no planejamento foi Richard Norman em 2001 no seu Reframing Business: When the Map Changes the Landscape. Nós o transformamos em metodologia para formulação e implementação da estratégia de Branding.

Eu quis falar de Upframing nesta coluna porque esta é a última desta temporada e eu queria que ela fosse bem marcante do ponto de vista de compartilhar o conhecimento talvez mais importante que adquirimos com o trabalho que temos feito com nossos clientes.

Acredite. Upframing é tão simples e difícil quanto amadurecer e perceber que a interdependência não é uma opção mas uma realidade cada vez mais contundente neste mundo conectado. Claro que o mundo que valoriza a independência e a juventude não criou ferramentas para essa gestão. Por isso, para se divertir e ter sucesso neste mundo, é bom fazer uma reforma na nossa mais poderosa ferramenta de gestão: upframe your mind!

Thymus integra estratégia da marca e estratégia de negócios de maneira a provocar o maior impacto no ecossistema de negócios.

contato

Av. Dra Ruth Cardoso, 620 2º andar - jardim europa, são paulo
(Antiga Rua Hungria)
+ 55 11 3039.5875+ 55 11 3039.5876thymus@thymus.com.br
envie um email