Liderança Baseada em Valores: de Cultura Organizacional para Cultura da Marca

Foi lançado, em São Paulo, o livro Liderança Baseada em Valores (Campus/Elsevier, 2010). Organizada pelos professores Carmen Migueles e Marco Tulio Zanini, a publicação reúne artigos de consultores, acadêmicos, executivos e empresários que compartilham a visão de que, em um mundo complexo e imprevisível, somente líderes que agem a partir de valores são capazes de mobilizar consistentemente uma organização.

Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding, é autor do quarto capítulo, intitulado “Líder, Cultura de Marca e Valor de Mercado”. O texto descreve o processo evolutivo pelo qual a cultura das empresas passou ao longo do século XX, no qual a Burocracia derivada da Revolução Industrial foi sucedida pela Cultura Organizacional na década de 1950 e, agora, atinge um novo patamar: a Cultura de Marca, que nasce na organização, mas ganha vida no ecossistema em que ela está inserida, ou seja, no ambiente de relações no qual o seu valor é percebido e atribuído. Ela é o conjunto de significados que criam e sustentam ritos, processos e procedimentos que se tangibilizam em experiências vividas pelos públicos desse ecossistema, que, por sua vez, determinam o valor de mercado da organização.

Ricardo indica alguns níveis de passagem da Cultura Organizacional para a Cultura da Marca e insere a questão da liderança como central neste processo evolutivo: de Valor de Livro para Valor de Mercado, de Imagem e Reputação para Percepção de Valor e, finalmente, de Gestor a Líder – analisando o contexto que propicia seu surgimento e determinando seu papel na manutenção da vitalidade da Cultura da Marca.

No final, uma provocação: Ricardo incita o leitor a refletir sobre o conceito de Marca que, em sua visão, é o referencial de significado sobre o qual se constroem as relações dentro e fora da empresa. Ou seja: a Cultura da Marca, ao ganhar vida no ecossistema da organização, representa um patamar superior à Cultura Organizacional, ou seja, um nível elevado de consciência que facilita a gestão cotidiana da empresa. E o fenômeno, o grande conjunto de significados que sustenta as relações neste ecossistema, segundo o autor, é a Marca. Mais do que um nome, símbolo ou imagem, é um jeito de pensar e agir, uma visão de mundo que permeia todos os relacionamentos da empresa – internos e externos.

Ricardo defende que a ampliação de consciência inerente à Cultura da Marca ressignifica os conceitos de líder e colaborador, de modo a contribuir para a “efetiva humanização das relações de trabalho, negócios e de consumo”.

Liderança Baseada em Valores está à venda nas grandes livrarias.

Thymus integra estratégia da marca e estratégia de negócios de maneira a provocar o maior impacto no ecossistema de negócios.

contato

Av. Dra Ruth Cardoso, 620 2º andar - jardim europa, são paulo
(Antiga Rua Hungria)
+ 55 11 3039.5875+ 55 11 3039.5876thymus@thymus.com.br
envie um email